Perguntas Frequentes
Posso prolongar o contrato de aluguer pelo telefone?
Não. Os prolongamentos só podem ser feitos presencialmente, em qualquer uma das nossas estações, e não apenas naquela onde foi celebrado o contrato.
O contrato de aluguer confere um período de tolerância de 29 minutos. O valor adicional devido pelo aluguer corresponde a períodos de 24 horas da Tarifa Nacional de Balcão em vigor, que normalmente tem um valor superior à contratada inicialmente.
A data prevista para devolver a viatura está expirada no contrato, como devo proceder?
O contrato de aluguer da viatura deverá estar sempre atualizado. Caso tenha sido ultrapassada a data prevista para devolução da viatura, deve dirigir-se a qualquer uma das nossas estações de forma a regularizar o mesmo.
Tenho um contrato de aluguer celebrado por internet através de um operador turístico, posso prolongar o contrato diretamente com a Guerin, usufruindo da mesma tarifa que foi aplicada para o pagamento inicial?
Não, para esse efeito deverá contactar o operador turístico com o qual efetuou a reserva inicialmente. Caso não seja possível o prolongamento através do operador turístico, o valor adicional cobrado pela Guerin é o que consta na tabela de tarifário público em vigor.
Poderá também consultar os preços que temos no nosso site e efetuar uma nova reserva.
Qual a diferença entre franquia e caução?
A franquia é a responsabilidade do condutor perante a Guerin em caso de danos ou roubo da viatura alugada. Poderá adquirir um dos produtos de proteção Guerin que lhe permite reduzir esta franquia a 0€ ou limitar a sua responsabilidade a um montante máximo de 300€ ou 600€ conforme a viatura alugada.
A caução é um depósito de segurança obrigatório, que deverá ser caucionado num cartão de crédito físico em nome do titular da reserva, que poderá ser utilizado em caso de débito de extras adicionais. Caso tal cobrança não se verifique, o valor em depósito é cancelado automaticamente no fecho do contrato. Caso adicione um dos packs de proteção este valor a bloquear no cartão de crédito será de 50% do valor da franquia do veiculo.
Fiz a reserva online com um operador turístico, posso anular a reserva diretamente com a Guerin?
A reserva só pode ser anulada junto do operador turístico que recebeu o pagamento da mesma, sendo que o cancelamento fica sujeito às políticas de cancelamento e reembolsos acordadas com o mesmo.
Estou a ver preços do aluguer de uma viatura na internet (portal externo ao website Guerin ou via broker), no entanto, preferia alugar diretamente à Guerin, posso fazer a reserva convosco?
Sim, poderá fazer a reserva diretamente com a Guerin. Pode consultar o site: www.guerin.pt e/ou dirigir-se a uma das nossas estações para mais informações.
Posso devolver a viatura num balcão diferente do de levantamento?
Sim, no entanto, será cobrada uma taxa de deslocação adicional variável (one way national) dependendo dos locais de origem e destino da deslocação, sempre que o balcão de destino seja numa região diferente da de início. Deverá solicitar a informação de aplicabilidade ao seu contrato em particular na altura do levantamento da viatura, ou quando realizar a sua reserva.
Não tenho cartão de crédito, posso usar para caução um cartão de débito?
Não, para efeitos de franquia e/ ou caução, a Guerin apenas aceita cartão de crédito físico, em nome do titular do contrato de aluguer e com validade mínima de 1 mês após a data de termino do contrato.
Posso usar aquando do levantamento da viatura um cartão de crédito distinto do que foi utilizado para pagamento no vosso website?
Sim pode, desde que o titular do cartão de crédito físico seja do condutor principal e que o mesmo tenha validade de pelo menos 30 dias após o fecho do contrato.
Nas reservas feitas no website da GUERIN é necessário apresentar um cartão de crédito, no entanto, não tenho qualquer cartão de crédito. Posso pedir a um familiar que me empreste o seu cartão de crédito, ainda que o mesmo não seja designado como condutor?
Não. No ato de levantamento da viatura terá de apresentar um cartão de crédito físico válido, em nome do condutor e com validade até 30 dias após a data prevista para o fecho do contrato. O cartão será usado para fazer o depósito de segurança, caução do veiculo.
No momento da reserva através do vosso website utilizei um cartão de crédito contudo, pretendo que o débito do valor do aluguer seja efetuado num cartão de crédito distinto. É possível?
Não. O cartão de crédito apresentado no momento da reserva online por parte do Condutor será o cartão de crédito no qual será debitado o valor do aluguer.
Não possuo cartão de crédito, posso utilizar um cartão de crédito virtual/ digital ? Posso utilizar os cartões de crédito ou débito destinados ao câmbio de moeda para pagamento da reserva (exemplo: N26 e Revolut)?
Sim, contudo, terá que fazer prova
do pagamento usando uma das seguintes formas:
- Abrir a aplicação no telemóvel
mostrando a transação;
-Apresentar extrato bancário
comprovando o movimento ou o comprovativo da transação;
Para fazer a Caução / Autorização de Crédito,
terá que apresentar um cartão de crédito físico, válido até 30 dias, após a data
prevista para o fecho do contrato e em nome do condutor principal.
Caso não
seja portador de cartão de crédito físico e válido não pode efetuar o aluguer.
Já concluí a reserva, no entanto, não tenho cartão crédito, posso usar o cartão de crédito de um familiar?
Não, apenas será aceite um cartão de crédito físico em nome do titular da reserva. Caso pretenda deverá alterar o condutor principal da reserva para o nome do condutor detentor do cartão de crédito que deverá apresentar os seus documentos e o respetivo cartão de crédito físico no ato de levantamento da viatura.
Vou alugar uma viatura com a Guerin como faço com o pagamento das portagens e das ex-SCUT’s?
Todas as nossas viaturas estão equipadas com o sistema de Via Verde que permite o pagamento automático de todas as portagens em Portugal. Este serviço decorre de uma imposição legal.
Por cada dia em que exista uma ou mais passagens nas auto-estradas será cobrada uma taxa administrativa de 2.18€ mais as respetivas passagens. É considerado um dia entre as 00.00h e as 23.59h.
Com o serviço Via Verde tenho acesso a todos os serviços associados, como por exemplo, pagamento de parques de estacionamento ou abastecimento?
Não. As viaturas da Guerin estão equipadas com dispositivo de Via Verde apenas e exclusivamente para o serviço de gestão de pagamento de portagens (Toll Service).
No final do contrato de aluguer, foi cancelada a franquia bloqueada no meu cartão de crédito mas o meu banco ainda não desbloqueou o montante. A informação que me dão é que o vosso pedido de cancelamento não foi recebido.
Segundo a informação por parte da RedUnicre (entidade que gere as transações de cartão de crédito em Portugal) os cancelamentos efetuados no terminal de multibanco são feitos em tempo real para o banco emissor. Prova disso é que o banco aceita o pedido de cancelamento e emite o talão de cancelamento como comprovativo da transação.
As boas práticas internacionais dizem, segundo as regras Visa, Mastercard, Amex e Diners, que os bancos emissores dos mesmos têm entre 24h a 48h para refletir o pedido de cancelamento no extrato/conta do cartão.
Sempre que se verificarem exceções ao cumprimento dos prazos acima mencionados, o titular do cartão deverá contactar deverá contactar a Guerin para customerrelations@guerin.com.pt e solicitar o comprovativo de cancelamento e remetê-lo para o seu banco emissor.
Tive um acidente com a viatura de aluguer, como devo proceder?
Deverá preencher a declaração amigável fornecida com a documentação do contrato, tendo atenção para o devido preenchimento da mesma. É importante que todos os campos estejam corretamente preenchidos e que a declaração esteja assinada pelas partes intervenientes no sinistro, para que o mesmo possa ser reclamado à companhia de seguros. Sempre que exista desacordo entre as partes deverão ser chamadas as autoridades competentes para elaboração de um auto policial.
Em ambos os casos, o condutor deverá entregar toda a documentação relativa ao sinistro, bem como à nossa viatura que tenha em sua posse numa estação Guerin por forma a solucionar o processo o mais rapidamente possível. Deverá ainda ser facultado um contacto de e-mail para que a informação relativa à conclusão do processo possa ser enviada de uma forma mais rápida.
Quanto tempo demora até ter resposta sobre o processo de sinistro?
Os processos em que a "Declaração Amigável” tenha sido devidamente preenchida e assinada pelos intervenientes, têm a sua conclusão em 30 dias úteis, podendo, sempre que existam dúvidas por parte das companhias de seguro, prolongar-se para além do prazo habitual.
É necessário lavar a viatura antes da devolução?
Nao, a viatura não necessita de ser lavada antes da entrega. No entanto, caso o nível de sujidade exigir procedimentos de limpeza especial poderá ser aplicado um custo adicional de acordo com os seguintes critérios:
- 1 - 92.25€ - Viaturas que apresentam sujidade fora do normal, como:
Interior: Restos de comida, garrafas vidro ou plástico, papeis, embalagens ou caixas de papelão, fraldas, pêlo de animais e/ou Areia (bancos, tapetes/alcatifa, bagageira e compartimentos).
Exterior: e/Ou Lama e/ou terra nas cavas das rodas e/ou carroçaria.
- 2 - 184.50€ - Mesmos danos referidos no ponto 1 + sujidade fora do normal na carroçaria (como por exemplo lama).
- 3 - 369€ - Manchas nos bancos, pelos de cão e areia em mais do que um estofo ou bagageira.
Preciso de abastecer a viatura, que combustível deve utilizar?
Deverá verificar essa informação no tampão do depósito de combustível. Caso a informação, excecionalmente, não esteja no local deverá contactar a GUERIN para que possa confirmar tal informação.
Há alguma taxa adicional caso o veiculo seja entregue com menos combustível/ carregamento?
Todos os nossos veículos são entregues ao Cliente com o depósito de combustível abastecido e deverão ser entregues nas mesmas condições. Caso não seja entregue nas mesmas condições de abastecimento iremos prestar o serviço de reabastecimento, cobrando o valor do combustível e a respetiva taxa de enchimento em vigor. No caso de ter alugado um dos veículos elétricos a viatura é entregue carregada e deverá ser devolvida nas mesmas condições. A energia em falta será debitada ao cliente de acordo com o KW/H estabelecido, acrescido da respetiva taxa de recarregamento de acordo com o valor definido pela Guerin.
Atestei o veículo com combustível errado. O que devo fazer?
No caso de ter atestado o veículo com combustível indevido deverá parar de imediato o veículo e ligar para o serviço de Assistência em Viagem (através do contacto telefónico: 214 405 046). Custo de uma chamada rede fixa nacional.
A não paralisação da viatura poderá dar origem a problemas mecânicos e custos adicionais que passarão a ser da inteira responsabilidade do condutor:
O abastecimento incorreto dará origem aos seguintes custos adicionais:
- 300€ + IVA relativos à limpeza do tanque de combustível
- Valor de abastecimento de um tanque completo (valor variável dependendo do combustível e veículo utilizado)
Posso fumar dentro das viaturas da Guerin?
Não se pode fumar no interior de todos os Veículos da GUERIN.
A verificação de indícios no veículo que evidenciem tal conduta determina o pagamento por parte do Cliente de uma penalização (150€).